04/02/2020

Como lidar com os desafios da volta às aulas

As crianças e os adolescentes já voltaram às escolas, e a primeira semana desse período exige atenção especial dos pais para tornar o retorno à vida escolar o mais prazeroso possível. Retomar a rotina é garantir o bem-estar dos seus filhos dentro e fora da sala de aula.

O coordenador do Departamento de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Goiana de Pediatria (SGP), Fábio Pessoa, ressalta que quando os pais ou responsáveis e outros parentes se envolvem na rotina escolar da criança ou do adolescente, o desempenho deles melhora em todos os sentidos.

“Além de contribuir com a autoestima ao fazer o seu filho se sentir valorizado, conversar sobre o colégio, ir ao local e ajudar nas lições e trabalhos escolares pode gerar uma maior facilidade para que ele faça amizades. A criança passa a entender, a partir do ambiente em que vive, a importância do diálogo”, afirma o pediatra.

 Uma dica para lidar com esse período de retomada da rotina é ser positivo, não tratando o fim das férias e o começo do ano letivo como algo negativo. “É importante manter sempre o diálogo. Nessas conversas, deve-se manter um tom positivo, enfatizando que o fato de as férias terem acabado não é algo ruim. Vale destacar como é bom reencontrar os amigos, os professores e aprender coisas novas”, afirma a psicopedagoga Maria Batista.

 Nas conversas, contudo, os medos relacionados à volta às aulas não podem ser ignorados. “Caso a criança ou o adolescente apresente resistência a esse momento e demonstre insegurança, deve ser acolhido. Deixe claro que você está disponível para ouvir os problemas e ajudá-lo a encontrar uma solução”, aconselha a psicopedagoga. Essa dica vale especialmente para aqueles que mudaram de escola neste ano.

 E aí, prontos para mais um ano letivo?